Audiência pública abre debate para regulamentar licitações por diálogo competitivo Consulta pública sobre regulamentação da nova modalidade de licitação segue …
De 4 a 10 de dezembro, foi realizado o Painel de Auditores Externos da Organização das Nações Unidas (ONU), encontro anual das instituições responsáveis por auditar a ONU, seus fundos, programas e agências especializadas. O painel busca promover a coordenação da auditoria externa dentro das Nações Unidas e trocar informações sobre os métodos e resultados das auditorias.
O encontro, sediado em Nova Iorque, reúne auditores de todo o mundo para compartilhar experiências, discutir desafios comuns e explorar novas abordagens para melhorar a eficácia das fiscalizações nas agências da organização.
Durante o evento, o Brasil foi eleito para ocupar a vice-presidência do painel em 2025. O Reino Unido foi eleito para a presidência, formando parceria estratégica com o Brasil para liderar os esforços de auditoria nos próximos anos. A eleição do Brasil reflete o protagonismo e a influência do Tribunal de Contas da União (TCU) globalmente. Representa, ainda, o reconhecimento internacional da competência e do compromisso do país em promover transparência e responsabilidade nas auditorias.
Além do reconhecimento da capacidade dos brasileiros em contribuir para a governança global, o desenvolvimento sustentável e a transparência nas operações das Nações Unidas, a eleição é a oportunidade para que os auditores do TCU desenvolvam novas capacidades e conheçam o que há de mais avançado em todo o mundo.
Um dos destaques do painel foi a apresentação do ClimateScanner. Na ocasião, o Tribunal demonstrou como vem coordenando, inovando e liderando ações relacionadas ao combate dos desafios ambientais globais.
Durante o evento, foi preparada carta dirigida ao secretário-geral da ONU, António Guterres. O documento reforça o papel que as instituições superiores de controle (ISC) desempenham na promoção de práticas sustentáveis e na garantia de que compromissos internacionais sejam cumpridos de maneira eficaz. A carta contém trecho sugerido pelo Brasil com o objetivo de enfatizar a importância das ISC no combate às mudanças climáticas.
No mesmo período, ocorreu sessão especial do Conselho de Auditores da ONU. Na reunião, a presidência do conselho foi transferida da China para a França, no período 2025/2026.
Fonte: Tribunal de Contas da União
Audiência pública abre debate para regulamentar licitações por diálogo competitivo Consulta pública sobre regulamentação da nova modalidade de licitação segue …
Gestão reúne presidentes de 44 estatais federais para dialogar sobre o Programa Inova Programa tem como objetivo aprimorar a governança …
Projeto Porta para o Futuro Tania Teixeira foi eleita sábado (14 de Dezembro) para o cargo no exercício de 2025 …
Este site utiliza cookies para armazenar informações no seu dispositivo. Utilizamos esses dados para aprimorar sua experiência. Para mais detalhes, consulte nossa Política de Privacidade.