Comissão aprova obrigatoriedade de assistência técnica em compras públicas

Garantir peças de reposição e assistência técnica é essencial para a continuidade dos serviços; a Câmara continua discutindo a proposta

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2699/24, de autoria do deputado Gabriel Nunes (PSD-BA), que determina que o planejamento das compras públicas considere a disponibilização de peças de reposição e de manutenção e assistência técnica.

Além disso, os órgãos públicos poderão, no caso de licitação que envolva o fornecimento de bens:

  • proibir marca ou modelo de produto que não atenda às exigências de disponibilização de peças de reposição e assistência técnica; e

  • exigir tempo mínimo de comercialização da marca ou modelo do produto no país.

A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), apresentou favorável ao projeto e explicou que ele não causa impactos financeiros. “A exigência de disponibilidade de peças de reposição e de serviços de manutenção e assistência técnica é uma medida essencial para garantir a durabilidade e o bom funcionamento dos equipamentos adquiridos, bem como a continuidade da ação estatal”, afirmou.

Próximos passos

O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, precisa também ser aprovado pelo Senado

Audiência pública abre debate para regulamentar licitações por diálogo competitivo Consulta pública sobre regulamentação da nova modalidade de licitação segue …

Gestão reúne presidentes de 44 estatais federais para dialogar sobre o Programa Inova Programa tem como objetivo aprimorar a governança …

Projeto Porta para o Futuro Tania Teixeira foi eleita sábado (14 de Dezembro) para o cargo no exercício de 2025 …

Este site utiliza cookies para armazenar informações no seu dispositivo. Utilizamos esses dados para aprimorar sua experiência. Para mais detalhes, consulte nossa Política de Privacidade.