A Governança consiste no conjunto de mecanismos postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com objetivo que se agregue valor ao negócio da organização com riscos aceitáveis.
Por outro lado, a gestão de riscos em âmbito corporativo é essencial para a boa governança uma vez que fornece garantia razoável para que os objetivos organizacionais sejam alcançados.
Além disso, o controle de riscos surge como um dos principais instrumentos de planejamento das contratações, na medida em que põe o agente público a refletir antecipadamente sobre os efeitos eventualmente negativos do projeto de aquisição.
São vários os casos em que os órgãos públicos realizam contratações discrepantes ou aquém do seu real objetivo; ou ainda aqueles em que o objeto, a despeito de atender aos objetivos, quanto ao elemento técnico, apresentam sérios problemas relacionados à execução dos contratos.
Recentemente, a nova lei de licitações e contratos – Lei 14.133/2021 alinhada às boas práticas administrativas estabeleceu que a alta administração do órgão ou entidade é responsável pela governança das contratações e deverá implementar processos e estruturas, inclusive de gestão de riscos e controles internos a fim de avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão administrativa.
Ressalta-se, que será necessário estabelecer um plano de gerenciamento de riscos para recepcionar a implementação da Nova Legislação de Licitações no âmbito das Instituições Públicas.
O Plano de Gestão de Riscos da Operacionalização da Nova Lei de Licitações (PGRONLL) é um artefato de governança com o propósito de guiar as ações organizacionais em prol da recepção da nova legislação em distintos níveis de análise.
No presente curso serão abordados os aspectos que envolvem a Governança (Liderança, controle e estratégia), a Gestão de Riscos Institucionais, Controles Internos e temas conexos, o gerenciamento dos riscos sobre o processo de aquisição das compras públicas e nas contratações diretas por inexigibilidade e dispensa.
Capacitar os agentes públicos e demais interessados com instrumental teórico e prático para o entendimento dos principais aspectos que envolvem a Governança (Liderança, controle e estratégia), a Gestão de Riscos Institucionais, Controles Internos e temas conexos, o gerenciamento dos riscos sobre o processo de aquisição das compras públicas e nas contratações diretas por inexigibilidade e dispensa, de forma a proporcionar uma melhor satisfação do interesse público.
Gestores públicos em cargos de direção, gestores públicos que atuam nas áreas de gestão de riscos, controles internos e auditorias, servidores públicos com responsabilidade pelos riscos organizacionais e controles, e demais interessados.
Período da manhã: 08h:30 às 12h:30
Período da tarde: 14h:00 às 17h:30
Brasília - DF
15 e 16 de Maio 2025
16 HORAS
R$ 2.790,00
É professor da Escola Nacional da Administração Pública (ENAP), ), professor da Escola da Administração Fazendária (ESAF), professor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), professor da Escola de Ead/PGR/MPF (Ministério Público Federal), professor/instrutor do MPT (Ministério Público do Trabalho), e professor colaborador em diversas Instituições públicas e privadas ministrando cursos na área de Convênios, Licitações e Contratos administrativos, e outros temas congêneres em cursos em EAD e presenciais. Possui pós-graduação em Direito Público pela Universidade Metodista, pela Faculdade Processus e pela Escola da Magistratura do Distrito Federal. É servidor público federal com lotação na Procuradoria-Geral do Trabalho/MPT/MPU. Atuou no Controle Interno do MMA, na Consultoria Jurídica do MPDFT, e na Assessoria Jurídica do Procurador-Geral do Trabalho.
Política de cancelamento:
O cancelamento de inscrição deverá ser solicitado em até 07 dias corridos que antecedem o curso/ evento, após o prazo a carta de crédito será no percentual de 50% do valor pago considerando os custos da SILP treinamentos. Anterior a este prazo, deverá ser encaminhado e-mail com justificativa/motivo do cancelamento.
Carta de crédito:
As cartas de crédito deverão ser utilizadas em até 06 meses contados a partir da data do pagamento, posteriormente serão expiradas.
Este site utiliza cookies para armazenar informações no seu dispositivo. Utilizamos esses dados para aprimorar sua experiência. Para mais detalhes, consulte nossa Política de Privacidade.