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No dia 25 de setembro, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou reunião técnica para orientar 20 instituições parceiras na implementação da principal ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa do Tribunal, o ChatTCU. As instituições, entre órgãos públicos, empresas e organizações de ensino, já haviam recebido o código-fonte da ferramenta, cedida pelo Tribunal neste ano. Agora, elas têm a oportunidade de usar essa tecnologia de ponta e aplicá-la em suas instituições.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação e Evolução Digital do TCU, Rainério Leite, o encontro foi planejado para cobrir uma gama de informações técnicas. “Nossa ideia foi realizar uma reunião completa e abrangente, explorando todos os aspectos do ChatTCU, de forma a fornecer informações práticas que facilitem a adaptação da ferramenta às realidades de cada instituição. Foi uma cessão focada no repasse de conhecimento técnico, para que as entidades possam tirar os maiores benefícios do ChatTCU,” afirmou o secretário.
No TCU, o uso da ferramenta tem auxiliado auditores e colaboradores na melhoria e eficiência dos processos internos. A adesão à ferramenta tem crescido e, em setembro deste ano, o chat já contava com mais de dois mil usuários, 97 mil conversas abertas e quase 650 mil mensagens trocadas. A plataforma faz parte da estratégia do Tribunal de modernização e transformação digital.
Inovação
O ChatTCU, ferramenta baseada em IA Generativa, foi lançado pelo TCU em março de 2023, como parte de sua estratégia de modernização e transformação digital. Desde então, tem sido amplamente utilizado pelo Tribunal, integrando diversas bases de dados, facilitando a análise de documentos e melhorando a eficiência nos processos internos. A versão 5.0 do ChatTCU estará disponível para uso até o fim de outubro. Ela chega com ainda mais inovações, com novas funções avançadas, como o compartilhamento de conversas por link e a possibilidade de seleção de assistentes especialistas, o que deve permitir a criação de um maior número de especialistas por área de atuação do TCU.
Reconhecimento internacional e expansão
Em abril de 2024, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) destacou o TCU como instituição de referência no uso avançado de inteligência artificial, sendo a única entidade governamental a alcançar esse patamar no uso de IA generativa. O ChatTCU, desenvolvido pela Corte de Contas brasileira, foi reconhecido como exemplo de inovação e eficiência na administração pública, com uso de tecnologia de ponta para transformar e melhorar processos administrativos.
Em junho de 2024, o TCU deu início ao processo de cessão do código-fonte da ferramenta a outros órgãos públicos, como o Senado Federal e Tribunais de Contas de estados e municípios. O objetivo da cessão é promover a inovação e aprimorar a gestão pública por meio do compartilhamento de tecnologia.
Em agosto de 2024, o TCU realizou nova rodada de solicitações da ferramenta para outros órgãos da administração pública, detalhando aspectos técnicos e de segurança da ferramenta, além de promover a colaboração interinstitucional para o uso de IA no setor público.
Próximos passos
Com a cessão do código-fonte e a realização da reunião técnica, os órgãos licenciados preparam-se agora para iniciar a implementação da ferramenta. Durante o encontro, foram repassadas todas as orientações para esta etapa, e o Tribunal prevê novos encontros de acompanhamento para garantir que as entidades explorem ao máximo o potencial do ChatTCU em suas operações.
Foram convidados para a reunião de suporte técnico os seguintes órgãos:
Fonte: Tribunal de Contas da União
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